Instituição

As raízes

A “Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro” foi um dos frutos que amadureceram com o 25 de Abril de 1974. Vocacionada mais directamente para a Cultura e o Desporto, nunca esqueceu a vertente social, que, não perdendo a perspectiva integrada entre as diversas áreas, veio a autonomizar-se através da criação do Centro Social em 29 de Agosto de 1991.

A razão da nossa existência

Com a promulgação da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da Convenção dos Direitos da Criança não se pôs em causa o exercício da caridade, mas os homens foram tomando consciência de que a luta por melhores condições de vida para todos e, particularmente, para os sectores mais vulneráveis da população, é, antes de mais, uma questão de justiça.

Assim, a própria Constituição da República Portuguesa, no capitulo dos Direitos Sociais, refere expressamente que o Estado “protege os cidadãos na doença, velhice, invalidez e orfandade…”, mas não dispensa a colaboração das “Instituições Particulares de Solidariedade Social” para conseguir esses objectivos.

O Centro Social de Santa Cruz do Douro, integrado na “União das Instituições Particulares de Solidariedade Social”, é uma entidade de reconhecido interesse público, sem carácter lucrativo, onde o bem estar das crianças e dos idosos está sempre em primeiro lugar.

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas diversas valências e as metas que já foram alcançadas só têm sido possíveis com os apoios das entidades oficiais com quem estabelecemos parcerias, com o empenhamento de todos os funcionários e com a colaboração desinteressada de alguns que fazem do voluntariado e da dedicação aos outros uma componente importante da sua vida.